domingo, 7 de agosto de 2011

MUSEU TAMBÉM É LUGAR DE GENTE PEQUENA

No período de 22 a 24 de agosto, o Museu do Homem do Nordeste promove o curso Museu também é lugar de gente pequena. O objetivo do curso é propiciar o encontro de profissionais interessados em discutir acerca de diferentes concepções de infância, em particular sobre a perspectiva da criança como sujeito produtor e consumidor crítico de cultura. A iniciativa é da Coordenação de Projetos Educativos do Museu.
Programa:
- o museu como local de produção e difusão cultural - acesso é direito de todos os cidadãos;
- propostas museais como meios de sensibilização e de favorecimento à criação autônoma e autoral de crianças desde pequenas;
- experimentação de situações de apropriação e produção artístico-cultural em diferentes linguagens – reflexão sobre aproximações e distanciamentos entre a produção/apropriação dos adultos e das crianças;
- problematização de propostas correntes em museus que envolvam as crianças e as expressões artístico-culturais e/ou outras formas de criação/fruição.

Metodologia: abordagens de natureza expositiva com palestras, leitura crítica de textos, veiculação de pequenos filmes seguidos de debate. Na prática, oficinas de expressões artístico-culturais e de musealização, análise crítica de materiais educativos de instituições museais voltados às crianças e elaboração de propostas de ações educativas para crianças pequenas.

Período: 22, 23 e 24 de agosto de 2011


Orientadora: Maria Isabel Leitearte-educadora; pedagoga; especialista em Psicopedagogia. Mestre em Educação pela PUC- Rio e doutora em Educação - UNICAMP, com Pós-Doutorado em Arte-Educação na Roehampton University, Londres, 2007, na área de educação em museus.
Criou e coordenou o Museu da Infância – SC, de 2005 a dezembro de 2010. Desde então, atua como pesquisadora e consultora autônoma na área de museus, sobretudo na relação de confluência museus/educação/infância, e permanece como membro da equipe do Museu da Infância; pesquisadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Estética (GEDEST); membro do Conselho Gestor da Rede de Educadores de Museus de SC (REMSC); membro Suplente do Conselho Gestor do Sistema Estadual de Museus de SC (SEMSC); editora do blog “Repensando Museus”; além de atuar em cursos e formações diversos. A pesquisadora tem diversas publicações principalmente sobre educação, infância, arte e museus.

Público alvo: educadores de museus, professores das redes pública e privada de ensino, especialmente os que atuam na educação infantil.

Locais de realização: auditório Benício Dias, Oficina de Arte Integrada e espaços da Exposição de longa duração do Museu do Homem do Nordeste.

Museu do Homem do Nordeste/Fundação Joaquim Nabuco
Av. Dezessete de Agosto, 2187 Casa Forte – Recife – PE
Telefones: 81 30736333 / 30736331

Dias e horários:
Dias 22, 23 e 24/08 das 13h às 19h.

Vagas: 50

Gratuito com emissão de certificados

Controle de Freqüência: será comprovada por meio de lista de presença a ser assinada pelos participantes do curso.

MAIS DETALHES E INSCRIÇÃO:


Material postado por indicação de: Rosane Pereira (IPHAEP)



Nenhum comentário:

Postar um comentário